Warning: Creating default object from empty value in /home/eemprego/public_html/wp-content/themes/news/library/functions/core.php on line 27

Warning: Creating default object from empty value in /home/eemprego/public_html/wp-content/themes/news/library/extensions/entry-views.php on line 61
Como Se Vestir em uma Entrevista de Emprego | Entrevista de Emprego
Print Shortlink

Como Se Vestir em uma Entrevista de Emprego

O sucesso numa entrevista de emprego depende de vários fatores, um dos quais a roupa que deve levar para o momento da entrevista, fator esse que deixa muitas dúvidas entre os candidatos, principalmente porque não existe um manual aplicável a todo o tipo de entrevistas.

Porém, a forma como o candidato se apresenta vestido para uma determinada entrevista pode ser um fator de desempate entre dois profissionais com qualidades semelhantes, principalmente porque é a forma como este se apresenta que vai dar a primeira impressão profissional ao empregador do tipo de empregado que estará a contratar.

A forma de vestir é um fator importante na primeira impressão que vai deixar. Lembre-se que nem sempre a primeira imagem é aquela que queremos deixar (por vários motivos), mas nas entrevistas de emprego é essa a que ficará mais tempo na memória do entrevistador.

A primeira coisa a fazer é analisar muito bem o tipo de entrevista a que se está a candidatar, à empresa em questão e até ao tipo de lugar em questão. Conhecendo estes três fatores vai chegar à conclusão de qual é a melhor roupa a para levar para a entrevista, pois o que é o ideal para uma entrevista pode não ser para outra, por isso deve fazer esta análise em todas as entrevistas que tiver.

Em primeiro lugar deve ir com uma roupa que seja minimamente discreta, ou seja, não usar roupas com cores garridas que prendem demasiada a atenção do entrevistar. Seja subtil mas ao mesmo tempo adequado ao lugar em questão, pois se está a oferecer os seus serviços para uma empresa de animação sociocultural não é indicado que se apresente de fato e gravata para a entrevista. Porém, é imprescindível que não seja totalmente de acordo com os seus gostos, pois muitas vezes o candidato pensa “Se me quiserem, aceitam-me como sou”, no entanto isso nem sempre acontece pois existe uma imagem que é importante passar para os futuros clientes, imagem essa que é avaliada logo na entrevista.

Os erros mas comuns dos homens são levar calças de ganga e um vestuário demasiado causal. Mais vale levar uma roupa um pouco melhor do que uma roupa demasiado casual.

O erro mais comum das mulheres é ir para a entrevista de emprego como se fossem sair à noite. Ir de saltos altos, saia curta e um decote pode funcionar muito bem quando o entrevistador é um homem mas se for uma mulher a fazer entrevista você não tem hipótese. Os decotes e as mini saias não demonstram as suas aptidões profissionais, a não se for trabalhar para um bar ou uma discoteca.

Deve ainda ter em consideração que não é aconselhável que use uma roupa a que não está habituado para a entrevista, pois terá alguns gestos que o vão demonstrar e os entrevistadores estão treinados para descobrir isso. Ao se apresentar com uma roupa que não está habituado, vai mostrar que terá dificuldades em manter esse tipo de imagem para os dias de trabalho.

Os homens devem evitar apresentar-se na entrevista com a barba por fazer (a não ser que isso faça parte da sua imagem natural) ou despenteados, e ao mesmo tempo as mulheres devem evitar abusar do tipo de maquilhagem que usam. Algo subtil e adequado à pessoa é o mais acertado, mas nunca em excesso, pois dará uma imagem irreal da pessoa.

O perfume é outro dos fatores a ter em conta, pois deverá ser subtil o suficiente para que o entrevistador sinta que teve o cuidado de o colocar, mas sem ser em excesso, pois não fica bem ser apontado como quem “tomou banho em perfume para a entrevista”. Por isso, utilizar um perfume fresco, sem que este seja demasiado forte é a melhor solução para uma entrevista de emprego.

Em suma, a forma como se apresentar à entrevista de emprego será uma mais-valia, ou não, para o sucesso da mesma. Por isso, evite apresentar-se com um look demasiado extravagante (mesmo que esse seja o seu estilo normal), evite ainda as cores demasiado fortes pois isso vai distrair o entrevistador do que é realmente importante (o seu profissionalismo). No caso das mulheres é indicado que evite o uso de decotes ou de saias demasiado curtas, pois isso poderá indicar que está completamente desesperada para conseguir o emprego, imagem que não fica muito bem.

Leave a Reply