Warning: Creating default object from empty value in /home/eemprego/public_html/wp-content/themes/news/library/functions/core.php on line 27

Warning: Creating default object from empty value in /home/eemprego/public_html/wp-content/themes/news/library/extensions/entry-views.php on line 61
Entrevista de Emprego – Perguntas e Respostas | Entrevista de Emprego
Print Shortlink

Entrevista de Emprego – Perguntas e Respostas

Uma entrevista de emprego, geralmente, é vista como uma das piores etapas para conseguir um emprego, principalmente porque quem está a ser entrevistado fica extremamente nervoso e não conseguir raciocinar da melhor forma para conseguir responder às questões feitas pelo entrevistador da melhor forma. Assim, a melhor forma para garantir que as perguntas e respostas de uma entrevista de emprego serão dentro do seu campo de conhecimento, é fazer um estudo prévio das mesmas e preparar-se da melhor forma possível.

Geralmente as entrevistas de emprego iniciam-se sempre com algumas perguntas pessoais, que se focam normalmente nas qualidades e defeitos do entrevistado, assim como as suas qualidades para o tipo de emprego a que se está a propor.

Este tipo de perguntas têm como principal objetivo avaliar a personalidade do candidato, no entanto é importante que o próprio candidato tenha o cuidado de levar a sua imagem ao que o entrevistador pretenda, sem que se note que está a fazê-lo de forma forçada. O mais aconselhado é que o candidato faça uma lista dos seus pontos fortes e fracos e interiorize-os, assim quando esse ponto for abordado não hesitará a falar sobre si mesmo.

Lembre-se que a confiança é um dos pontos mais importantes durante uma entrevista, mas é importante que esta não seja em demasia.

De seguida, o entrevistador começa a fazer perguntas em relação às experiências vividas, isto é, a nível de formação e antigos empregos. Geralmente este tipo de perguntas baseiam-se no passado do entrevistado, relatando o seu percurso de estudos e as experiências profissionais tidas no passado. O candidato deve ainda salientar os pontos fortes do seu Curriculum Vitae, e sempre que o entrevistador faça uma pergunta mais complexa, estruture muito bem a sua resposta, indicando sempre as grandes mais-valias que a empresa teria em ter um empregado assim.

Existem ainda alguns entrevistadores que gostam de conhecer um pouco melhor os seus candidatos, por isso, estes fazem questões relativas às atividades desenvolvidas, nomeadamente aquelas que estimulam o dinamismo, a criatividade, a iniciativa e o emprenho do candidato em atividades profissionais ou mesmo voluntárias. Neste tipo de perguntas é importante que o candidato seja honesto e refira exatamente os motivos que o levaram a participar nas atividades em questão, destacando sempre quais os pontos fortes e as vantagens de cada uma delas para a sua vida pessoal e profissional.

Para que os entrevistadores percebam qual o interesse do candidato no tipo de emprego a que se está a candidatar, fazem algumas perguntas relativas à motivação e aos conhecimentos que levaram o candidato a responder a esse anúncio. Algumas dessas perguntas referem-se ao motivo que levou o candidato a optar por esse anúncio em detrimento de outros anúncios semelhantes, ou mesmo quais serão os seus objetivos pessoais e profissionais nos próximos anos. Normalmente, este tipo de perguntas servem essencialmente para que o entrevistador conheça qual é o verdadeiro interesse do candidato na empresa em questão e no lugar vago. Pois se para uns, conseguir aquele emprego é um objetivo, para outros não passa de uma possibilidade financeira, o que poderá demonstrar antecipadamente qual será a entrega da pessoa ao trabalho.

O final da entrevista é caracterizado por uma conversa aberta entre o entrevistador e o candidato, em que o entrevistador possibilita ao candidato que acrescente alguma informação que ainda não foi dada ou mesmo para que este possa fazer algumas questões pertinentes de interesse pessoa, o que poderá (muitas vezes) mostrar um real interesse em ficar com o lugar em questão. Lembre-se que por mais estudadas que as suas respostas estejam, é importante que tenha confiança em si e no seu profissionalismo para conseguir garantir o sucesso numa entrevista de emprego.

Leave a Reply